Caligrafia fundamental {3.set–11.out.12}

A palavra caligrafia vem do grego e significa a arte da bela escrita. Além da beleza, a caligrafia também deve respeitar harmonia, ordem e ritmo. Foi com esse pensamento que, no século XIX, o calígrafo Edward Johnston iniciou o ensino da caligrafia. Em 1930, Johnston propõe o primeiro modelo da escrita fundamental – Foundational. O método proposto para auxiliar no entendimento da construção das letras, é ideal para pessoas que desejam ter o primeiro contato com a caligrafia com pena chata.

Esse curso é uma introdução ao universo da caligrafia. Serão apresentadas ferramentas, tintas e outros utensílios, além do processo de construção da escrita fundamental. É essencialmente um programa intensivo na construção de letras e, principalmente, da escrita. Passo a passo será abordada a construção da forma de letras, espaços e pequenos textos. O curso é indicado para estudantes e profissionais que desejam desenvolver e aprender os conceitos básicos das formas das letras além dos amantes da bela escrita.

Ministrante: Matheus Barbosa é designer e entusiasta da caligrafia & da tipografia. No momento, volta da Argentina depois de quase dois anos estudando tipografia e caligrafia. Já ministrou cursos de caligrafia em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Participou mostras e bienais como a Tipos Latinos 2008, Salão Pernambuco Design 2008 e 9ª Bienal de Design.


 

INFO
Local: R. João Tude de Melo, 77 – Sala 119 | Shopping Parnamirim, Recife
Datas: As segundas e quintas: 3, 6, 10, 13, 17, 24, 27 de setembro e 1, 8 e 11 de outubro.
Horário: 19h30 às 22h.
Duração: 10 encontros, um total de 25h/aulas.

Kit de materiais:
Contém ferramentas básicas para uma introdução a caligrafia, são eles 1 cabo, 2 penas chatas de diferentes tamanhos, 1 caderno e material didático.



Comments are closed.